Páginas

31 janeiro 2012

Resenha : Coleção Literatura Para Todos

Hoje vou mostrar os livros que fazem parte da coleção Literatura Para Todos, que tem no total 10 livros, sendo eles :

Abraão e as frutas (poesias) , de Luciana V. P. de Mendonça.
Léo, o pardo (biografia) , de Rinaldo Santos Teixeira
Tubarão com a faca nas costas(crônicas) , de Cezar Dias
Batata cozida, mingau de cará (tradição oral) , de Eloí Elisabete Bochecho
Família composta (teatro) , de Domingos Pellegrini
Caravela [redescobrimentos] (poesias) , de Gabriel Bicalo
Madalena (novela) , de Cristiane Dantas
Entre as junturas dos ossos (poesias) , de Vera Lucia de Oliveira
Cobras em compota (conto) , de Ana Cristina Araujo Ayer
 Cabelos molhados (conto) , de Luís Pimentel

Abraão e as frutas
- Luciana V. P. de Mendonça
Narra a experiência do personagem Abraão com 13 frutas e a paixão e o prazer com que se delicia com cada uma delas. A poesia feita com o material da mesa brasileira instiga a exploração do gosto, textura e cheiro de goiaba, caju, laranja, melancia. A obra é de Luciana de Mendonça, do Rio de Janeiro, que começou escrever versos aos nove anos de idade.


Léo, o pardo
-Rinaldo Santos Teixeira
Nesta autobiografia, o escritor mineiro Rinaldo Santos Teixeira faz uma homenagem às pessoas que o ajudaram na sua trajetória de vida. São lembranças, idas, voltas, sucessos e frustrações, que aproximam o leitor dos esforços do autor para vencer profissionalmente; portanto, uma história que tem um pouco de cada um e de todos.



Batata Cozida, Mingau de Cará
Eloí Elisabete Bocheco
Resultado da experiência com repertório oral da autora catarinense Eloí Elizabete Bocheco, Batata Cozida aborda temas do folclore nacional que estão nos mitos, causos, provérbios, quadrinhas, cantos de trabalho, brincadeiras de roda.


Tubarão com a faca nas costas
- Cezar Dias
 Reúne textos baseados em vivências do autor e de seus amigos, mas o livro, que é uma das paixões do autor, é o tema mais freqüente. São histórias e travessuras com as quais jovens e adultos vão se identificar e se deliciar pelas surpresas. A obra do gaúcho Cezar Dias foi elogiada pelo escritor da Academia Brasileira de Letras Moacyr Scliar.


Família Composta
- Domingos Pelegrini
 O autor Domingos Pellegrini promove, de forma bem-humorada, uma reflexão sobre as mudanças rápidas da sociedade e como isso atinge a vida de cada um. Mistura de comédia de costumes com teatro de vanguarda, o texto leva o leitor a rir de suas próprias atitudes, se olhar de forma crítica e a repensar a vida.

Caravela [redescobrimentos]
- Gabriel Bicalho
Texto claro, fácil de ler, mas densamente poético, a obra do mineiro Gabriel Bicalho proporciona prazerosas explorações sonora e visual. Os temas instigantes que remontam às viagens pelos mares do mundo prendem o leitor, que só vai parar no último verso.

Madalena *o que eu estou lendo*
- Cristiane Dantas
 É a história de uma jovem sonhadora do interior baiano, que desafiou convenções e pagou um alto preço para viver do jeito que quis. A novela começa em 1935, atravessa várias fases da vida da protagonista, sob o olhar das pessoas mais importantes para ela, como o pai, a mãe, o irmão, o marido e o filho. A novela é da roteirista de televisão do Rio de Janeiro, Cristiane Dantas.


Entre as junturas dos ossos
- Vera Lúcia de Oliveira
É uma viagem pela memória, onde estão presentes os cheiros, sabores, gemidos, falas, rangidos que, às vezes, parecem bicho, outras, uma pessoa ferida. Segundo a autora, Vera Lúcia de Oliveira, a obra é um convite para mergulhar no que há de mais íntimo e intrínseco em cada um.


Cobras em compota
-  Ana Cristina Araújo Ayer de Oliveira
Introduz o leitor no mundo das travessuras infantis, onde convivem medo, pesadelo, visões religiosas, conversas imaginárias, fantasias e relações interpessoais. São histórias que nos parecem familiares, inspiradas nas memórias da autora Ana Cristina Araújo Ayer de Oliveira, de São Paulo.


 Cabelos molhados (conto) 
- Luís Pimentel
 Histórias curtas, intensas, intrigantes, de gente comum, que poderiam acontecer em qualquer lugar e com qualquer pessoa. A leitura proporciona uma viagem pelos mundos do humor, drama, suspense, aventura e ação. Os contos deste livro são de Luís Pimentel, baiano de Feira de Santana.


Resumos por Resumo Do Cenário

3 comentários:

Just All -Essa cerejinha disse:

não tem problema todos os parceiros terem o mesmo avatar,mais não achei seu banner então meio que criei um vê la no blog.Se vc não gosta eu tiro e coloco o nome de blog com o link

Ana ~ Byah Cherry -Essa cerejinha disse:

Muito obrigada pelo comentário.Que bom então!

Eloí Bocheco -Essa cerejinha disse:

Que legal a divulgação que você fez da Coleção Literatura Para Todos! Parabéns pelo blog!
Abração